sábado, 19 de novembro de 2011

Recursos Educacionais Abertos: Potencialidades e Desafios

A Unesco utilizou pela primeira vez o conceito Recursos Educacionais Abertos em Julho de 2002. Segundo Hilen são materiais digitais disponibilizados de forma livre e aberta para professores e alunos para que os possam utilizar no processo ensino / parendizagem.
A Fundação William e Flora Hewlett define os Recursos Educacionais Abertos (REA) como "recursos para o ensino, a aprendizagem e a pesquisa que residem no domínio público ou foram publicados sob uma licença de propriedade intelectual que permite seu livre uso. Os REA incluem cursos completos, conteúdos para cursos, módulos, livros, vídeos, testes, softwares e ‍quaisquer ‍outras ferramentas, materiais ou técnicas usadas que suportem e permitam o acesso ao conhecimento.
Em jeito de conclusão podemos definir os Recursos Educacionais Abertos (REA) como sendo materiais digitais gratuitos para que qualquer pessoa possa utilizá-los no ensino e na aprendizagem:
A definição de REA tornou-se muito abrangente incluindo não só os conteúdos de aprendizagem, ou seja, temas de aprendizagem, cursos completos, material didático, vídeos; mas também ferramentas de software livre, ou seja, comunidades de aprendizagem online, software para colaborar a criação, melhoria do conteúdo de aprendizagem aberto; e os "recursos para implementação", ou seja, licenças de propriedade intelectual, que tem como objectivo promover a publicação de materiais abertos.
Pode-se constatar que a definição de REA é muito abrangente, ou seja, verifica-se que existe uma grande diversidade de materiais online que podem ser considerados como recursos educativos.
Instituições educacionais, professores e estudantes deverão ter acesso ao conteúdo aberto oferecido gratuitamente. No entanto, o conteúdo deve ser licenciado de uma forma liberal para que possa ser re-utilizado em actividades educacionais e livre de limitações que o impeçam de ser modificado. Os sistemas e ferramentas a serem utilizados‍ tenham um código-fonte disponível e que as Interfaces de Programação de Aplicativos sejam oferecidas e licenças para re-utilizar as potencialidades Web.
A utilização dos REA tem vindo a ganhar adeptos por todo o mundo, podem ser utilizados pelos professores de forma a dinamizar o processo ensino/aprendizagem e motivar os alunos (em vez de utilizarem o manual); através dos REA os alunos podem criar e partilhar informação; promover a aprendizagem ao longo da vida; aceder a cursos livremente sem restrição de horário.
O conceito Recursos Educacionais Abertos surgiu com base no principio de garantir que todos podem ter direito à educação. Os professores universitários devem estar conscientes das potencialidades que os REA podem oferecer no processo ensino/aprendizagem.
No âmbito da UNESCO os REA têm vindo a assumir-se como um dos paradigmas exemplar de futuro, um caminho a seguir e uma aposta numa forma de educar.
Independentemente dos REA serem recursos livres e abertos, estão muitas vezes ligados a um sistema de licenciamento especial, no sentido de garantir os direitos dos autores, ou seja, pretende-se evitar que outros possam beneficiar monetariamente do trabalho "altruísta" se outos indivíduos. O Creative Commos é a licença para conteúdos abertos, sendo actualmente utilizada para licenciar documentos em formatos digitais.
Referências Bibliográficas
Dutra, R. & Tarouca, L. (s.d.) Recursos Educacionais Abertos (Open Educational Resources) http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/4fRenato.pdf
Gurell, Seth (autor) & Wiley, David (editor) (2008). OER Handbook for Educators 1.0. http://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one
Matos Pereira, Paulo Manuel de, (2010), Integração de Recursos Educativos Abertos num Modelo Pedagógico de Ensino-Aprendizagem
Mota, J. (2011) Recursos Educacionais Abertos: Potencialidades e Desafios http://www.slideshare.net/MPeL/recursos-educacionais-abertos-9843635

1 comentário:

  1. Boa noite,
    O esforço que tem sido feito pela UNESCO relativamente aos REA contribuirá certamente para que cada vez mais pessoas tenham acesso à educação e deixa-me mais disposta a crer na boa vontade de algumas organizações.

    ResponderEliminar