quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Etapas do Processo Investigativo

A "viagem da investigação" tem como objectivo contribuir para o enriquecimento do conhecimento na área em que se optou por realizar a investigação. Implica Escolhas em termos do Tema e em termos das Hipóteses específicas a testar. Obriga a uma Planificação dos Métodos de recolha de dados e implica que se Antecipe, para planear as análises de dados antes de começar a componente empírica da investigação.


A hipótese faz "uma ponte" entre a parte teórica e a parte empírica da investigação; deve justificar o trabalho da parte empírica da investigação e como tal deve ser claramente formulada. Podem existir diferentes hipóteses, sendo que todas deverão ser estritamente relevantes para o tema da investigação.


Na escolha do tema, este implica o domínio da literatura e da "cultura" da área académica.
Um trabalho de investigação ideal é aquele que apresenta uma investigação relativamente curta em escala, com hipóteses simples, claras e bem delineadas a partir da literatura existente.


Um tema deve representar um assunto específico, um problema ou uma linha de investigação, para o qual existe literatura desenvolvida e sobre o qual há teorias e trabalhos empíricos publicados. Para a escolha do tema sugerem-se os seguintes passos: 1º encontrar uma área geral de interesse; 2º encontrar um tema dentro da área geral escolhida.


Como resultado do passo anterior, o investigador deve ficar com um conjunto vasto de informações. A partir daqui surge uma nova fase de investigação que corresponde à Revisão da Literatura que tem como objectivo encontrar uma ou mais hipóteses gerais para a investigação empírica.


Para que a teoria possa progredir, as ciências sociais utilizam dois tipos de abordagem: Método indutivo e método dedutivo. O primeiro é o processo de generalização em que as observações específicas são utilizados para criar uma teoria. O Método dedutivo é quase o contrário do primeiro, no sentido em que a teoria já existe e é utilizada para prever os dados.


Nesta fase passa-se para a recolha e análise dos dados e, posteriormente, para resultados e respectivas conclusões. Ou seja, nesta etapa o investigador apresenta as conclusões sobre o seu problema de estudo.


Por último, é elaborada a redacção do relatório onde fica registado todo o processo de investigação.

Sem comentários:

Enviar um comentário