domingo, 30 de outubro de 2011

Que métodos se podem definir em investigação educacional?

Método indutivo e método dedutivo. O primeiro método parte de questões particulares para questões generalizadas. O segundo faz uso da dedução para chegar a uma conclusão sobre determinadas premissas.

Quais as grandes diferenças entre investigação quantitativa e qualitativa?

A investigação quantitativa utiliza instrumentos estruturados (questionários) para recolher dados e os resultados obtidos são apresentados de forma estatística, ou seja, deve ser representativa de um determinado universo no sentido em que os seus dados devem ser generalizados para aquele universo. O objectivo da investigação quantitativa é medir e permitir testar hipóteses. Os resultados obtidos não induzem a erros de interpretação pois são concretos.
A investigação qualitativa utiliza, igualmente, instrumentos de recolha de dados como a observação participativa, a entrevista em profundidade e a análise documental. E a mais utilizada em educação. E uma pesquisa indutiva pois os investigadores desenvolvem conceitos e chegam à compreensão dos fenómenos a partir de padrões provenientes da recolha de dados. E um método humanístico, ou seja, os investigadores não reduzem as palavras e os actos em equações estatísticas como na investigação quantitativa. Os investigadores são sensíveis ao contexto pois os actos, palavras e gestos só podem ser compreendidos no seu contexto. E naturalista pois a fonte directa de dados são as situações consideradas naturais. Os investigadores tentam viver a realidade da mesma forma que os sujeitos, ou seja, demonstram empatia, identificam-se com eles para tentar compreender como encarar a realidade. Os investigadores interessam-se mais pelo processo de investigação do que unicamente pelos resultados ou produtos que dela decorrem. A preocupação principal deste método não é se os resultados podem ser generalizados.

domingo, 23 de outubro de 2011

E-portefólio: um estudo de caso

Alves (2007) realça a importância de portefólios electrónicos pois tornam o ambiente escolar mais moderno e atual. As escolas, nos dias de hoje, têm um papel mais amplo, ou seja, não basta transmitir informação ao aluno mas, contribuir para que se torne um cidadão "auto-realizado". (...)

sábado, 22 de outubro de 2011

e-portefólio

Apresento o meu E-portfólio da UC Metodologias de Investigação em Educação onde pretendo reflectir e dialogar sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do 2º semestre.
Deixo a sugestão do seguinte livro que poderá ser bastante útil nesta UC: Metodologias da Investigação em Psicologia e Educação de Leandro S. Almeida e Teresa Freire. A editora é a Psiquilibrios.

Modalidades de pesquisa em educação (2/2)



"Como se produz um bom aluno?"




É uma excelente questão e seria um excelente tema de debate e partilha de ideias.



Augusto Cury (2009) em Liberte-se da prisão das emoções refere que as escolas formam pessoas cultas, mas não pessoas capazes de pensar, refletir e/ou questionar. "Educar não é informar, mas formar pensadores, homens que pensam". Atualmente, o professor não é a única fonte para obter informação, a sua autoridade e sabedoria é questionada pelo estudante que, hoje em dia, tem acesso a fontes múltiplas de informação. Os professores nos dias de hoje e, aos olhos dos alunos, são pessoas desinteressantes em relação à televisão e à internet. No entanto, e voltando à questão inicial será que são os professores, a internet, a televisão e outros meios de comunicação o essencial para produzir um bom aluno? Ou é necessário algo mais, ou seja, o aluno deverá ter interesse em aprender. Essa iniciativa deverá partir dele?!

Tema 1 - O Processo de Investigação



Modalidades de pesquisa em educação (1/2)

Pesquisar, investigar é "desvendar o mundo", é rever o que foi feito (referências bibliográficas) é colocar novas questões, surgem novas dúvidas. Pesquisar é descobrir, "impulsionar" trabalho, é tirar conclusões. Pesquisar é construir, avançar, retroceder, impulsionar. Pesquisar é atuar, desenvolver, produzir conhecimento.